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Gestão financeira para consultórios

A gestão contábil de clínicas pode tomar um tempo precioso dos profissionais da medicina. São tantos os documentos e informações que precisam ser repassadas ao contador que isso limita o médico naquilo que ele é realmente bom. Por isso, hoje vamos abordar a questão de como otimizar a gestão financeira para consultórios com o suporte do BPO.

Com o crescimento demográfico e a falta de atendimento de qualidade da rede pública de saúde, os consultórios se tornaram referências e uma solução estratégica para boa parte da população. Não é por acaso que as clínicas particulares normalmente têm filas de espera pois elas suprem uma demanda gigantesca na área da saúde.

Por outro lado, a complexidade da administração de recursos nesse tipo de estabelecimento também se tornou maior. O que não faltam são detalhes burocráticos com os quais se preocupar. Mas nem sempre a equipe é capacitada e atualizada o suficiente para lidar com essa situação.

É exatamente nesse contexto que o BPO financeiro se torna uma alternativa segura e econômica. Profissionais externos à empresa podem assumir determinadas responsabilidades com um menor custo mas com muito mais qualidade e agilidade na entrega de resultados.

Quer entender melhor a respeito? Então fique de olho nessas dicas sobre gestão financeira para consultórios via terceirização.


Gestão financeira
Gestão financeira

O que é BPO para consultórios e clínicas médicas?


A sigla BPO vem do termo Business Process Outsourcing, o qual significa Terceirização de Processos de Negócios. Ele nada mais é, na prática, do que a terceirização de departamentos de uma empresa, seja ela da área da saúde ou não.

Nos últimos anos, o BPO financeiro se tornou uma tendência no mundo dos negócios. No contexto das clínicas e consultórios médicos não poderia ser diferente.

A prática é uma ótima forma de contar com uma gestão financeira de excelência sem que isso interfira negativamente nas despesas e na rentabilidade do estabelecimento. Afinal de contas, contratar um especialista como funcionário pode sair mais caro, mas com o BPO o gestor tem uma equipe de uma empresa parceira à sua inteira disposição.


Atividades que o BPO financeiro pode realizar


O médico gestor que opta pela gestão financeira via BPO pode passar a se dedicar exclusivamente aos atendimentos dos pacientes. No entanto, ele ainda mantém o seu poder de decisão.

Além disso, é realizada uma reunião mensal de acompanhamento contábil com os especialistas. Eles entregam relatórios sobre a rentabilidade, a gestão do fluxo de caixa, entre outros detalhes da administração das finanças do estabelecimento.

Confira quais as atividades financeiras que o BPO para clínicas e consultórios médicos pode realizar:

· Gestão de contas a pagar e a receber: os contadores asseguram que não haja esquecimentos e retrabalhos que levam a multas, juros e outros gastos maiores nas contas a pagar. Ao passo que também evitam prejuízos com clientes inadimplentes.

· Fluxo de caixa: um fluxo de caixa apropriado é uma consequência direta do item anterior. O médico pode dormir tranquilo ao saber que o trânsito de dinheiro que sai e entra do caixa está equilibrado e favorável para os negócios.

· Conciliação bancária: especialmente em clínicas e consultórios onde o fluxo de montantes financeiros é grande ou constante, é de extrema importância a realização da conciliação bancária, serviço comumente prestado pelas empresas de BPO e que permite identificar pontos falhos na compatibilidade entre o dinheiro em caixa e o saldo bancário.





Vantagens do uso do BPO na gestão financeira de consultórios


Além de todos os benefícios já mencionados que são decorrentes da gestão financeira pelo BPO, podemos destacar mais algumas vantagens:

· Planejamento estratégico: com o BPO financeiro há uma estruturação mais sólida das finanças, o que permite um planejamento estratégico de metas e resultados;

· Aumento da produtividade da equipe: com colaboradores dedicados somente às atividades chave da empresa, o rendimento é maior e a fluidez do ritmo de trabalho também;

· Segurança financeira: o controle apropriado do dinheiro torna a clínica mais competitiva no mercado pois ela passa a contar com metodologias atualizadas e procedimentos comprovados para uma tomada de decisões assertivas;

· Melhoria do atendimento aos pacientes: o consultório tende a crescer pois a qualidade do atendimento à clientela se eleva e, com isso, fideliza os pacientes e os torna divulgadores voluntários dos serviços prestados.


Está pensando em implementar o BPO na gestão financeira da sua clínica médica? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

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