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5 erros mais comuns que os consultórios cometem

Atualizado: 28 de jan. de 2020

Uma das atitudes mais importantes quando um profissional da saúde investe na abertura do próprio negócio é o planejamento financeiro estratégico. Para evitar dores de cabeça, na publicação de hoje traremos dicas sobre os erros mais comuns que os consultórios cometem.

Tomar cuidado com esse tipo de problema é imprescindível. Afinal de contas, sem um planejamento estratégico o controle das finanças é praticamente impossível.

Não é somente a saúde dos pacientes que deve ser bem cuidada. A manutenção da saúde contábil dos negócios se mostra fundamental para que o estabelecimento preste o melhor atendimento possível e seja rentável.

Como todos bem sabem, o mercado atual está competitivo e cada vez mais exigente. Não há espaço para improvisações. Na realidade, os consultórios demandam de objetivos bem claros e estratégias para alcança-los para que se estabeleçam e alavanquem o sucesso empresarial.

Continue acompanhando os principais erros cometidos pelos gestores dos consultórios e procure aprimorar constantemente os seus procedimentos. Ignorar essas práticas errôneas pode ser fatal e levar à perda total do controle da situação. Esteja atento!


Gestão financeira
Gestão financeira

Erro #1: Não fazer um bom planejamento financeiro

Ao contrário do que muita gente pensa, o planejamento financeiro não se refere somente a como o consultório se encontra financeiramente no presente, mas sim como ele estará nos próximos meses e anos. Ter uma visão ampla e adiante das atuais circunstâncias é exatamente o que move o bom funcionamento de um negócio.

É um tremendo equívoco abrir mão de objetivos e estratégias. Os consultórios precisam assumir responsabilidades que qualquer outra empresa também tem.


Erro #2: Não manter o fluxo de caixa em dia

Registrar e acompanhar as movimentações financeiras é outra prática fundamental e que deve ocorrer constantemente. É com isso que o fluxo de caixa se mantém em dia e permite uma previsibilidade mais precisa.

Para tanto, faça um rigoroso controle de todas as saídas e entradas do caixa. Felizmente, hoje em dia contamos com o suporte tecnológico de plataformas de gestão de consultórios e BPO financeiro.


Erro #3: Não separar a conta pessoal da conta da empresa

Dividir as contas pessoais das contas da empresa deve ser um princípio pétreo para todo empreendedor. De nada adianta a organização ser rentável e bem administrada se os rendimentos se esvaem para cobrir gastos além do que é previsto pelo pró labore.

Os consultórios que não têm essa separação das contas ficam muito expostos a diversos riscos, dentre eles:

· A falta de recursos para o bom andamento dos negócios;

· A proximidade constante do saldo negativo na conta bancária;

· A falta de noção da real lucratividade ou prejuízo da empresa.

É de extrema importância manter contas bancárias distintas para a pessoa física e para a pessoa jurídica. Até porque as empresas têm acesso a créditos e taxas melhores nas instituições financeiras.

Além do mais, jamais abra mão de uma remuneração pré estabelecida e se limite a ela. Não use nenhum outro critério para eventuais desvios de dinheiro da empresa para a vida pessoal e vice versa.





Erro #4: Esquecer do capital de giro

Mais um erro relativamente comum é a falta de um capital de giro. Ele corresponde diretamente ao processo de geração de lucros de um consultório. Afinal, o “giro” é composto por 3 passos básicos: comprar suprimentos, garantir o atendimento dos pacientes e conquistar uma clientela fixa e/ou crescente.

Manter um capital ativo circulante que permita a continuidade das operações do estabelecimento é a chave para a gestão financeira bem sucedida. Além de atender às necessidades básicas de custos e despesas, esse valor garante o cumprimento de prazos e faz toda a diferença na hora de realizar novos investimentos.


Erro #5: Ignorar os dados e as métricas

Por fim, mas não menos importante, está a análise de dados e métricas relacionadas à situação financeira e contábil do empreendimento. Consultórios precisam estabelecer quais serão essas métricas e como os dados serão analisados.

É exatamente esses índices que permitem acompanhar o progresso do planejamento financeiro e estratégico. Eles nos fazem sair do campo dos “achismos” para passar a tomar decisões pautadas em números reais e atingir as metas estabelecidas.

Na dúvida sobre esse ou outros aspectos importantes da administração contábil de consultórios, não hesite em nos contatar. Nossa equipe de especialistas está a seu dispor!

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